terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

O que é diabetes ?

O que é diabetes?

Dados da Organização Mundial da Saúde divulgados em abril de 2016 estimaram que existem 422 milhões de diabéticos tipo 2 no mundo. Um número que quadruplicou desde 1980.

Este aumento alarmante pode estar relacionado ao crescimento do número de indivíduos com sobrepeso e obesidade, porém o fator muito mais importante é a distribuição inadequada da gordura abdominal, que pode estar relacionada a diversos fatores, incluindo hábitos de alimentação incorretos e falta de atividade física.

Tipos de Diabetes:

Diabete tipo1 

O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, ou seja, as próprias células de defesa do indivíduo passam a reconhecer o pâncreas como um corpo estranho e começam a “atacá-lo”, causando morte das células produtoras de insulina (células beta). Por esse motivo, o tratamento diabetes tipo 1 deve ser feito com insulina.
Os mecanismos responsáveis por este defeito nas células de defesa não são bem conhecidos e, por isso, ainda não é possível tratar a causa.

Diabetes tipo 2

 O diabetes tipo 2 tem como causa principal o aumento da gordura visceral (abdominal). Este acúmulo de gordura gera um processo inflamatório que aumenta a resistência à ação da insulina nas células do corpo. Isso faz com que o pâncreas necessite produzir cada vez mais insulina para vencer essa resistência, o que gera um processo lento de morte das células beta do pâncreas.