domingo, 7 de agosto de 2016

Tudo Sobre a Soja


Perguntas e Respostas sobre os benefícios da soja


Veja as perguntas mais comuns em relação aos benefícios e malefícios da soja abaixo.
  • Como a soja atrapalha cr?ianças
    A soja predispõe a uma puberdade precoce ou seja, tanto meninos quanto meninas (principalmente) amadurecem sexualmente mais cedo e isso leva a uma série de problemas psicológicos, além de outros malefícios à saúde (toxinas, anti nutrientes, dentre outros). Em meninos a soja também pode atrapalhar o desenvolvimento neurológico ( senso de localização espacial), além do crescimento de mamas (ginecomastia) e também atrapalhar o desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos.
  • A soja é capaz de agir como um estrógeno ou diminuir níveis de testosterona?
    A soja contém um fitoestrógeno chamado isoflavona. Apesar de outros malefícios comprovados, não há até o momento estudos de elevado nível de evidência científica que comprovem que a soja diminua a quantidade de testosterona no homem.
  • Existem alternativas para bebidas a base de soja?
    O ideal é evitar qualquer tipo de alimento a base de soja, pois o tipo de soja saudável é a soja fermentada, presente em alguns alimentos da culinária oriental e muito pouco presente na culinária brasileira (como o tofu e o tempeh). O restante deve ser evitado.
  • Como o ácido fítico age no organismo humano? Além da soja, quais alimentos possuem esta mesma característica? 
    O ácido fítico é um anti nutriente ou seja, ele impede a absorção de diversos minerais importantes ao corpo como o cálcio e magnésio, dentre outros. Além da soja, o ácido fítico está presente em outras leguminosas como o feijão, lentilhas, ervilha, grão de bico e amendoim.
  • O que são transgênicos? 
    São organismos vivos modificados geneticamente que são introduzidos em plantas diversas com a finalidade de tornar elas resistentes a pesticidas ou até produzir pesticidas em suas células, como o milho, soja, arroz, feijão, trigo, etc..
  • Como ter um metabolismo e os hormônios desregulados dificulta no emagrecimento? 
    O metabolismo e os hormônios desregulados geram uma condição chamada de resistência à insulina, inflamando o corpo e gerando uma série de doenças. Com resistência à insulina é praticamente impossível emagrecer, pois ela fica alta no sangue e pra emagrecer ela deve estar em níveis baixos.
  • Quais são os problemas psicológicos causados pela soja nas crianças? Quais consequências do desenvolvimento sexual precoce nos meninos? E nas meninas? 
    A soja causa uma série de problemas psicológicos, pois as meninas não estão preparadas para lidar com a sexualidade precoce. No caso dos meninos existe uma associação entre crescimento de mamas e até casos de infertilidade na vida adulta associada ao uso excessivo de alimentos à base de soja, algo muito lamentável.
  • O que é hiperplasia epitelial? E como ela age no organismo feminino? 
    É um crescimento exagerado das células presentes tanto nas mamas quanto no colo do útero. Se não tratada ela pode predispor a câncer no futuro.
  • O que são estrógenos? Quais os maléficos para o organismo humano? 
    São hormônios produzidos pelos ovários que possuem funções importantes no corpo da mulher. O problema é sua produção desregulada, que é o que ocorre com a ingestão da soja por exemplo, podendo predispor a hiperplasia epitelial e futuramente câncer de mama.
  • É por esses e outros motivos, que sempre quando vejo artigos espalhados na internet sobre os “benefícios da soja” fico extremamente chateado.
    Para concluir, entenda que a única forma saudável do consumo de soja é na forma fermentada, pouco utilizada no Brasil, sendo mais utilizada na culinária oriental em diversos pratos como tempeh, natto, miso. 
    O restante é veneno, está adoecendo a sua saúde e da sua família.
    Elimine a soja da sua alimentação.
    Sua saúde irá agradecer e você terá mais facilidade para emagrecer com saúde e permanecer magra.
    Um forte abraço e até a próxima!
    assinatura-dr-rocha