quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

O Poder da Batata YACON


Você já deve ter ouvido falar da Batata Yacon ou se deparado com ela na feira ou supermercado. A batata Yacon é um tubérculo de origem Andina, porém podemos encontrá-la com facilidade no Brasil. Ela tem a textura macia e é levemente adocicada. Seu gosto lembra o sabor da pêra e do melão. O formato dela é parecido com o da batata doce.
Batata Yacon pode ser considerada um alimento funcional pelo seu alto teor de Frutooligossacarídeos (FOS) e inulina. Estes não são digeríveis pelo aparelho digestivo, tendo o mesmo efeito de fibra alimentar. Por este motivo pode ser utilizada por pacientes com diabetes tipo 2, pois podem ajudar no controle da glicemia. Os carboidratos simples são digeridos e absorvidos rapidamente, produzindo um aumento súbito da taxa de glicose no sangue e gerando picos de insulina. Já o efeito do carboidrato presente na batata yacon é o contrário, devido ao tamanho de sua molécula são digeridos e absorvidos lentamente, ocasionando aumento pequeno e gradual da glicemia.
Baixa Caloria - O carboidrato da batata yacon é menos calórico que um carboidrato simples. Cada 100 gramas da batata yacon tem aproximadamente 30 calorias, já a batata inglesa tem 51 calorias na mesma quantidade. E também é rica em água.
Regulação do Intestino - Estudos mostram que a batata yacon é rica em inulina, um prébiotico, tipo de carboidrato do grupo dos frutooligossacarídeo. A inulina por não ser digerível pelo organismo humano ajuda a melhorar o funcionamento intestinal por estimular o crescimento e a atividade de bactérias no cólon. A melhora do funcionamento intestinal ajuda diretamente o aumento da imunidade
Sensação de Saciedade - Por ser um alimento rico em fibras, a batata yacon dá uma sensação de saciedade por ter uma ação lenta na digestão.