quarta-feira, 22 de julho de 2015

PROPRIEDADES DA ERVA CIDREIRA

capim-cidreira

Descrição

Com origem no sudoeste asiático, é uma planta frondosa e robusta que cresce formando touceiras. As folhas têm coloração verde-clara, são cortantes ao tato e muito longas, podendo atingir mais de um metro de comprimento.
A planta exala um aroma característico que lembra o do limão e é cultivada em vários estados brasileiros. O óleo essencial é valorizado no mercado nacional e internacional e tem várias aplicações, especialmente na indústria cosmética.
Outras espécies de plantas, como a Melissa officinalis L e a Lippia Alba, por exemplo, também são conhecidas como erva-cidreira ou capim-cidreira, no entanto, têm indicações e propriedades diferentes.
Em alguns lugares a erva é chamada de capim santo ou capim limão, e suas propriedades medicinais se estendem a antitérmico, antiespasmódico, é diurético, expectorante, sedativo, controla a tosse, gases, nervosismo e o estresse, sendo assim, seu consumo é essencial desde que periodicamente, ou seja, deve-se obter um controle no consumo de capim cidreira, evitando efeitos colaterais.
Suas folhas podem ser feita uma infusão no preparo do chá, ou ainda suas folhas podem ser amassadas e aplicadas como compressa, além disso é possível obter o chá em sachê, ou ainda produtos que são feitos a base desta erva para o tratamento ou ainda como repelente de mosquitos, pois seu aroma é agradável e permite que espante os insetos ao mesmo tempo.
Seu consumo deve ser cuidadosamente dosado, pois corre-se o risco de desenvolver gastrite e azia devido ao excesso de ingestão, sendo assim, considere as sugestões do médico para o uso da erva capim cidreira, podendo consumir somente quando detectar problemas de saúde ou ingerir de forma periódica a fim de proteger o organismo,, do óleo essencial que pode ser acrescentado em pratos culinários, a fim de obter os nutrientes desta erva de diferentes formas.