segunda-feira, 6 de julho de 2015

COMO TRATAR A ANSIEDADE SEM MEDICAMENTOS.

Foto disponível em: http://www.pinterest.com/pin/540080180283606253/

A ansiedade tem sido uma queixa cada vez mais comum nos dias atuais. E são muitos os problemas que a ansiedade pode trazer para a saúde, porém, existem meios de tratarmos e evitarmos este problema sem o uso de medicamentos que geralmente são controlados e geram dependência química e psíquica. 


Uma das formas mais eficazes de combater a ansiedade está na atividade física diária. Isso ajuda a libertar o excesso de energia que acumulamos no corpo e também libera um hormônio muito importante para nós, a endorfina. Este hormônio é importante, principalmente para quem sofre de depressão e ansiedade porque ele é responsável por diminui a dor, e acredite, elevar a felicidade!


Técnicas e exercícios de relaxamento também ajudam muito para quem precisa diminuir a ansiedade. Algumas técnicas de respiração são ótimas para quem precisa se livrar dela onde quer que esteja. Basta inalar o ar através do nariz e direcioná-lo para a parte inferior do estômago onde fica o diafragma, de modo que a barriga incha. Depois o ar deve ser solto gradualmente pela boca. Esta é a respiração diafragmática. Respirar desta forma por mais ou menos 10 minutos, todos os dias, ajuda a aliviar a tensão, e assim a ansiedade diminui drasticamente. 


Ouvir uma música relaxante ajuda a alcançarmos uma concentração favorável para a nossa mente, fazendo com que a aflição desapareça e o corpo relaxe e fique livre da tensão. Algumas técnicas como o Tai Chí e o Yoga, ajudam muito a diminuir a ansiedade. São técnicas, que aparentemente parecem não oferecer muitos benefícios, mas quando realizados corretamente ficam evidente o porquê delas serem tão adequadas para eliminar não apenas a ansiedade, mas também, a tensão e o stress acumulados no dia a dia.


Uma dica muito importante está em evitar o consumo de produtos que possuam cafeína, porque este elemento estimula a produção de adrenalina, ajudando a aumentar a ansiedade. A dica está em consumir ervas e plantas medicinais como a alfazema, camomila, anis e papoula. Especialmente a erva-cidreira, que produz no corpo um efeito calmante e sedativo. É importante ressaltar que, se a ansiedade começar a atrapalhar as tarefas do dia a dia é imprescindível à ida a um médico especializado.