segunda-feira, 6 de julho de 2015

ADOLESCÊNCIA - DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO

Os adolescentes possuem uma variabilidade de humor muito grande.

Com a chegada da adolescência e a puberdade, a criança passa por inúmeras modificações no âmbito psicológico. Algumas características são iguais para ambos os sexos, porém outras são completamente diferentes.

No geral, os adolescentes possuem uma variabilidade de humor muito grande, uma preocupação excessiva com a aparência e um constante conflito com os pais.

Para que haja uma afirmação da sua personalidade o adolescente deve passar por uma fase de oposição e negativismo às sugestões e ordens vindas dos familiares.

Os meninos procuram sempre demonstrar uma imagem de segurança, força e superioridade. São adeptos aos esportes competitivos, filmes de ficção científica e aventura e qualquer tipo de atividade que promova a oportunidade de demonstrar para o seu grupo e o restante das pessoas, as suas qualidades físicas.

As meninas, por sua vez, sofrem grandes influências psicológicas devido ao aparecimento do ciclo menstrual. Pode haver o aparecimento de certo desequilíbrio emocional, promovendo uma maior sensibilidade, momentos de tristeza e até a chamada tensão pré-menstrual (TPM).

A alteração afetiva produzida pelo ciclo menstrual altera o equilíbrio afetivo da adolescente, podendo provocar crises periódicas de tristeza e até hipocondria (Estado mental em que há depressão e doentia preocupação com a própria saúde).

Na questão do divertimento, a adolescente também gosta de ver filmes, porém aqueles românticos, sem nenhum conteúdo violento.

Essas modificações psicológicas ganham maior importância e aumentam ainda mais as características dessa fase, quando estão relacionadas ao convívio social, seja na família, escola ou com os amigos. 

A convivência em grupo torna-se primordial e vital na concepção do adolescente, que sente a necessidade de fazer parte de um grupo, de ser aceito por ele, sentindo-se assim mais seguro.

Os meninos procuram dentro desse grupo jamais demonstrar suas fraquezas, seja elas físicas ou emocionais. Adquirem um enorme interesse pelas meninas e assumem posturas superiores no que se diz respeito às conquistas amorosas. 

Além disso, existem muitas dúvidas relacionadas à religião e procuram pensar com total autonomia, guiando-se através de princípios e normas universais. 

É importante ressaltar que muitas dessas características psicológicas específicas aos sexos podem sofrer modificações devido às influências da nova cultura e dos novos conceitos estabelecidos pela sociedade atual.