segunda-feira, 22 de junho de 2015

QUER AUMENTAR A FERTILIDADE? SE ALIMENTE DE FRUTAS E VEGETAIS

Nos homens, o consumo de frutas, vegetais e ovo ajuda a manter um elevado nível de testosterona. Já nas mulheres, uma alimentação rica em feijões, nozes e leguminosas é importante para o desenvolvimento do óvulo e para a ovulação, segundo um estudo realizado por investigadores italianos.
Este estudo foi apresentado durante o encontro anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, realizado em Lisboa, como noticia o site O Meu Bem Estar.
Os investigadores analisaram os dados de 1.134 pessoas, que preencheram um questionário sobre hábitos alimentares e estilo de vida. Do total, um terço dos homens e mulheres estavam tentando engravidar há um ano, mas sem sucesso. Os restantes tinham tido um filho recentemente.
Este estudo notou que havia grandes diferenças entre as dietas dos dois grupos. O consumo regular de frutas, vegetais e legumes foi associado a níveis mais elevados de fertilidade. Não fumar e o baixo consumo de álcool também se mostraram fatores determinantes para a concepção.
Cerca de 44% dos homens férteis comiam frutas e vegetais diariamente, comparativamente aos 34% daqueles que tinham dificuldades em ter filhos. Os inquiridos que tinham acabado de ter filhos também comiam mais ovos, e as mulheres comiam mais feijões, vegetais e frutas, do que as que ainda estavam tentando engravidar.
O grupo dos homens e mulheres com dificuldade em engravidar registou um maior consumo de bebidas alcoólicas e maior tendência para fumar.
O principal autor deste estudo, Andrea Salonia, investigador do hospital San Raffaele, em Milão sublinhou que estas diferenças são notáveis.
Segundo o investigador, citado pelo agregador O Meu Bem Estar, o consumo de frutas e vegetais, alimentos com compostos considerados ‘protetores do esperma’, pode ser uma boa ajuda para a fertilidade masculina. Já alguns minerais como zinco, encontrado em feijões e vegetais, e selénio, presente no ovo, ajudam a manter os níveis de testosterona altos.
Para as mulheres, os feijões, as nozes e as leguminosas são uma rica fonte de ferro, ácido fólico e vitamina B12. Estas substâncias desempenham um papel importante para o desenvolvimento do óvulo e também na ovulação.