terça-feira, 30 de junho de 2015

MULHERES NA MENOPAUSA TÊM MENOS CHANCES DE TER UM MIOMA



Nessa fase, a mulher produz menos estrogênio e progesterona.
Útero é responsável pela gestação; ovário pela produção de hormônios.


 Você sabe como prevenir problemas no útero e ovário? Como reconhecer os sinais que o corpo emite?  Participaram do programa o ginecologista e consultor José Bento e a ginecologista Helizabet Salomão.
O útero tem como função principal receber e implantar os embriões. Ele também é responsável pela expulsão do feto no momento do parto. Se a mulher tiver ovários saudáveis e produtivos, pode engravidar.
Na maior parte das vezes, o problema para engravidar está no aparelho reprodutivo. Entretanto, algumas mulheres, em casos extremos, nascem sem o útero. Essas mulheres receberam uma ajuda da ciência: o transplante de útero.
Nem sempre é necessário tirar o útero quando se tem um mioma. Na menopausa, a chance de ter um mioma diminui. Isso porque a mulher produz menos estrogênio e progesterona. E quando o mioma pode aparecer? "Entre 20 e 50 anos. Isso porque é quando a mulher tem mais hormônios."
Vale lembrar que o útero está preparado para gestar, não para fecundar. O ovário é responsável pela produção dos óvulos e dos hormônios. Diferente do útero, ele acompanha a idade da mulher. Por isso, com o passar dos anos, a mulher não consegue mais engravidar.