sexta-feira, 26 de junho de 2015

DIABETES TIPO 2 PODE SER CAUSADA POR BACTÉRIAS

virus

Pesquisadores da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, descobriram que uma das causas para o diabetes tipo 2 pode ser a persistente exposição a toxinas produzidas por Staphylococcus aureus, um tipo de bactéria.
O estudo consistiu na exposição prolongada de coelhos às toxinas produzidas por essas bactérias, o que resultou no desenvolvimento de sintomas do diabetes tipo dois, incluindo resistência à insulina, intolerância à glicose, além de inflamação sistêmica.
Em seres humanos, um dos principais fatores que levam ao desenvolvimento do diabetes tipo 2 é a obesidade, o que provoca alterações no sistema bacteriano do organismo. Da mesma forma, estudos anteriores já haviam provado que antígenos potentes produzidos por bactérias estafilococos podem causar o mesmo efeito da obesidade no sistema imunológico humano. Além disso, de acordo com os pesquisadores, pessoas obesas estão mais propensas à colonização por bactérias do que pessoas magras.
Como parte do estudo, os pesquisadores examinaram quatro pacientes com diabetes e estimaram que a exposição a antígenos de colônias de estafilococos em sua pele é equivalente à exposição na pele dos coelhos. Para os estudiosos, essa descoberta é importante, pois pode levar ao desenvolvimento de uma vacina que poderia atuar na prevenção do diabetes tipo 2.
Fonte: UPI, 02 de junho de 2015